Resultados da COP 21 e a participação do BASIC

Na última sexta-feira, 22, o Brasil assinou o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas, resultado da 21a Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), ocorrida em Paris, no fim do ano passado. A COP 21 foi cercada de muitas expectativas pela necessidade de formulação de um novo acordo internacional sobre o aquecimento global.

COP21_participants_-_30_Nov_2015_(23430273715)

Foto: Presidencia de la República Mexicana

Com base nos resultados da COP 21 e no acordo alcançado, o BRICS Policy Center publicou um “policy brief” (uma pequena análise política) que aborda não só o resultado final da conferência, mas também a atuação de potências emergentes nas negociações, em específico a atuação dos países do BASIC (Brasil, África do Sul, Índia e China). Trata-se de uma análise concisa que trata dos principais pontos do debate atual sobre mudanças climáticas.

Clique aqui para acessar o trabalho.

Em tempo: O blog Sapi já havia abordado esse tema após o fim da COP 21 em um vídeo do professor Filipe Figueiredo para o programa 3 Perguntas da TV Sapientia. A gente recomenda que os candidatos assistam ao vídeo e leiam os comentários do professor Filipe antes da leitura do artigo sugerido. O vídeo dá uma ideia geral sobre o acordo e sobre como o postulante à carreira de diplomata deve encarar o tema no CACD.

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Resultados da COP 21 e a participação do BASIC

  1. Pingback: 5 Conferências sobre o Meio Ambiente |

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s