Você sabia que hoje é comemorado o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona?

Em 5 de maio é comemorado o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona. A data foi estabelecida, em 2009, no âmbito da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), como forma de ressaltar o vínculo histórico e patrimônio comum que a língua portuguesa estabelece entre os países falantes. Como não podia deixar de ser, o Blog Sapi (valeu, Maitê!) fez uma lista de curiosidades sobre a última flor do Lácio. 🙂

1. O Português é a 6a língua mais falada no mundo

Estima-se que existam entre 200 a 260 milhões de falantes do Português, em todas as suas variáveis, espalhados por diversos países.

A Língua Portuguesa é a língua oficial de nove países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste –, todos membros da CPLP. Também é oficialmente usada em Macau (território independente). Entre os membros da CLPL, apenas Angola, Brasil, Portugal, Moçambique e São Tomé e Príncipe têm a maioria de suas populações como falantes do Português. Guiné-Bissau e Cabo Verde utilizam primordialmente o crioulo de base portuguesa, com variações entre si.

A Língua Portuguesa é uma das línguas oficiais de algumas organizações internacionais, como União Europeia, Unasul, Mercosul, OEA e União Africana. A CPLP está negociando para que a língua seja incluída entre as oficiais da ONU também.

Cplp2014atualizadomap2

Comunidade dos Países da Língua Portuguesa: membros e associados

2. Existe uma importante diáspora lusófona espalhada pelo mundo   

800px-Portuguese_Fook_Dancing_in_Kockelscheuer,_Luxembourg

Roda, roda e vira: dança típica portuguesa em Luxemburgo

Estimativas indicam que entre 4 e 10 milhões de falantes da Língua Portuguesa não residam em países lusófonos, fenômeno explicado tanto por relações históricas quanto por fortes processos de migrações.

 

Algumas regiões representam essa diáspora de forma mais concentrada. No continente europeu (importante receptor), o caso de Luxemburgo é emblemático, com importante número de imigrantes portugueses. Países como Canadá, Estados Unidos e Namíbia também têm expressivo volume de falantes, assim como o Japão, em decorrência do vínculo migratório com o Brasil.

Alguns países têm ligações mais profundas com o idioma, sendo considerado uma língua cultural ou de importância secundária, como é o caso do Paraguai, do Uruguai, da África do Sul e da Namíbia.

 

3. Iniciativas governamentais promovem o idioma em diversos países

centro cultural brAlguns países possuem iniciativas próprias para a difusão da Língua Portuguesa devido à importância do idioma no seu território. Dois exemplos são o Uruguai e a Argentina, que estabeleceram o ensino obrigatório da língua no ensino fundamental. Para incentivar o ensino e uso do Português, tanto a CPLP quanto Brasil e Portugal desenvolvem iniciativas de promoção e educação em diversos países.

No âmbito da CPLP, o Instituto Internacional de Língua Portuguesa é o instrumento para a gestão comum da língua, promovendo uma política consensual entre os países membros. A organização também criou o Plano de Ação de Brasília para a Promoção, a Difusão e a Projeção da Língua Portuguesa, que tem foco nos países da própria CPLP.

O Instituto Camões, ligado ao Ministério de Relações exteriores de Portugal, possui três iniciativas de promoção da língua: os Centros Culturais, instalados junto à rede consular; os Centros de Língua Portuguesa, em parceira com universidades e instituições internacionais; e os Centros Associados de ensino, que funcionam em diversos países e contam com o apoio do governo português.

O Brasil promove a difusão da língua e da cultura brasileira no exterior através da Divisão de Promoção da Língua Portuguesa (DPLP) do Itamaraty. Dentre as iniciativas brasileiras, destacam-se os Centros Culturais Brasileiros, vinculados a embaixadas com foco no ensino da língua e difusão da cultura; os Núcleos de Estudos Brasileiros, também ligados à rede consular, que promovem cursos gratuitos de Português; e o Programa de Leitorados, junto a universidades estrangeiras.

4. A variável Brasileira é a mais comum no mundo

Além de ser o país mais populoso entre os lusófonos, a comunidade brasileira no exterior também é expressiva, o que explica a variável brasileira ser a mais falada no mundo. Mas há tanta diferença assim? Fizemos uma listinha de palavras do cotidiano que são diferentes no Brasil e em Portugal.

No Brasil Em Portugal
Celular

Calcinha

Banheiro

Meias

Terno/Paletó

Fato

Cavanhaque

Camiseta

Bolsa

Isopor

Tela

Condicionador

Geladeira

Ónibus

Canudo

Vaso sanitário

Sobrenome

Apelido

Telemóvel

Cueca

Casa de banho

Peúgas

Fato

Facto

Pêra

Camisola

Mala

Esferovite

Ecrã

Amaciador

Frigorífico

Autocarro

Palhinha

Sanita

Apelido

Alcunha

5.  Português na base de palavras gringas

Apesar de ser mais comum pensar nos estrangeirismos que são incorporados à Língua Portuguesa, não são poucas as palavras de origem ibérica que dão origem a palavras em outras línguas, que, quando não são idênticas (como banana, albino), são muito similares às originais. Vejam alguns exemplos:

Breeze: origem no Português/Espanhol Antigo – briza (vento do nordeste)

Cashew: origem caju

Embarrass: Português – embaraçar

Fetish: esse caminho é mais longo – origem na palavra francesa fétiche, que originou na palavra portuguesa feitiço

Mosquito: Português – mosquito (mosca pequena)

– Labrador: origem no sobrenome do explorador português João Fernandes Lavrador

 

6. Bônus! Sotaques entre países e dentro do Brasil

Apesar das similaridades gramaticais e vocabulares, a Língua Portuguesa têm diversos sotaques nos diferentes países em que é usada. Há diferenças até dentro dos próprios países, como no caso brasileiro, onde regiões diferentes têm sotaques distintos, muito por causa das ondas migratórias de cada local. Separamos dois vídeos para vocês perceberem e se divertirem com essas diferenças.

Sotaques de todos os países que falam o português

Sotaques brasileiros: como as pessoas acham que são

 

E aí, Sapientes, alguém aí tem alguma curiosidade sobre a língua portuguesa para compartilhar com a gente?

Comentários abaixo.

Anúncios

3 comentários sobre “Você sabia que hoje é comemorado o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona?

  1. Pingback: Lista de Efemérides de 2016 |

  2. Pingback: CPLP e o Dia da Língua Portuguesa |

  3. Pingback: CPLP e o Dia da Língua Portuguesa – Meu Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s