Relações sino-indianas e questões fronteiriças

Pacífico is the new black! Não é de hoje que analistas internacionais vêm chamando atenção para a emergência da região da Ásia-Pacífico como importante polo de poder mundial no século XXI. A região apresenta características que impulsionam a sua projeção global, como crescimento econômico acelerado, capacidade de desenvolvimento tecnológico, expansão comercial e financeira, além de importante bônus demográfico. China e Índia são dois dos atores que se destacam nesse hotspot geopolítico.

india-china-flag

Além de entender as relações brasileiras com esses dois gigantes asiáticos, tanto no âmbito bilateral quanto no multilateral, é importante compreender a dinâmica entre China e Índia diretamente. Apesar de convergências importantes em relação a algumas questões globais e até mesmo regionais, as duas potências têm divergências significativas em diversas áreas: questões fronteiriças, recursos energéticos, facilitação de comércio, entre outros.

As recomendações de leitura do blog Sapi abordam algumas temáticas importantes sobre essa relação bilateral e o impacto regional e global dessas questões. O primeiro artigo (De Beijing a Nova Délhi) apresenta um panorama da evolução dos países de forma independente e como as mudanças por que passaram impactaram as relações bilaterais e suas possibilidades futuras. No segundo (The Sino-Indian border dispute), a autora foca em questões sensíveis relacionadas às disputas territoriais fronteiriças, suas causas e importância dentro dos discursos de cada país.

Acesse os artigos:

De Beijing a Nova Délhi: As perspectivas de uma relação bilateral no Século XXI, por Márcio J. Oliveira Jr.

The Sino-Indian Border Dispute and its Consequences for Asian Security, by Bruna Bosi Moreira

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s