Sugestão de leitura: Processo de paz da Colômbia

_85717362_85717361

Como o dia da primeira fase do CACD 2016 já está chegando, a sugestão de leitura do blog Sapi de hoje será mais curtinha, porém sobre um tema muito importante e com chances de aparecer na prova no próximo fim de semana. O processo de paz entre o governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) vem sendo considerado como uma negociação histórica, tanto por avançar na solução de um dos conflitos mais longo do mundo quanto por ser uma solução diplomática de grande envergadura, que abrange diversas áreas polêmicas, como o desarmamento forças guerrilheiras.

Apesar de ter sido um tema recorrente na mídia, esse foi um processo longo, iniciado em 2012, com vários avanços, retrocessos e marcos históricos, então uma pequena revisão dos principais momentos pode ajudar a colocar as ideias em ordem. Para isso, o blog Sapi separou alguns links de pequenos textos/notícias e colocou de forma organizada para você não perder tempo nessa reta final.

Mas, Sapi, vocês têm certeza que isso importa na véspera da prova? Sim! Além da longa duração, o embate entre forças governamentais e revolucionárias tem consequências profundas para o desenvolvimento colombiano e para seu entorno regional, impactando as relações entre os países vizinhos e também com os EUA. A guerra civil também é a causa do grande número de deslocados internos na Colômbia, país que recentemente voltou a ocupar o primeiro lugar no ranking da ACNUR sobre esses tipos de deslocamentos forçados.

E o que eu preciso revisar? É bom relembrar como a situação chegou até aqui, ou seja, a evolução do embate FARC e Colômbia desde meados do século passado. Além disso, é bom saber quais são os cinco temas acordados pelas partes (além do acordo de garantias), o porquê desse processo estar sendo considerado uma conquista tão importante para as relações internacionais e quais as dificuldades remanescentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s