Sugestão de leitura: Povos Indígenas

indígenas

Hoje, dia 9 de agosto, é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1995. Como parte dos esforços pela promoção dos direitos dos povos indígenas, a data busca promover maior visibilidade para as questões centrais para proteção e garantia dessas populações.

Um importante avanço nesse tema foi a adoção, em 2007, da Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas pela Assembleia Geral da ONU. A declaração abrange as principais reivindicações e princípios essenciais para diversas populações indígenas, como o direito à autodeterminação, a manter sua cultura e à comunicação.

Para celebrar essa data, a sugestão de leitura do blog Sapi de hoje aborda especificamente a Declaração dos Direitos dos Povos Indígenas, com um artigo que descreve a evolução da discussão sobre o tema no âmbito internacional e um resumo elaborado pela representação da Unesco no Brasil com as principais informações sobre a declaração e sua relação com o direito brasileiro.

Extra! Algumas informações importantes sobre as populações indígenas brasileiras:

Segundo o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, o Brasil possui 305 diferentes etnias, totalizando 274 línguas indígenas. A atual população indígena brasileira, ainda segundo o Censo, é de 817.963 indígenas, dos quais 502.783 (61%) vivem na zona rural e 315.180 (39%) habitam as zonas urbanas brasileiras. Este levantamento revelou que em todos os Estados da Federação, inclusive do Distrito Federal, há populações indígenas. A Funai também registra 69 referências de índios ainda não contatados, além de existirem grupos que estão requerendo o reconhecimento de sua condição indígena junto ao órgão federal indigenista. Com relação às 274 línguas faladas, o censo demonstrou que cerca de 17,5% da população indígena não fala a língua portuguesa.”(Dados retirados do Portal Brasil)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s