Sugestão de Leitura: Raízes do Brasil

Raízes_do_BrasilUm dos cânones da literatura brasileira, Raízes do Brasil é uma das leituras consideradas essenciais para o CACD, principalmente para a 2a fase. Não bastasse a importância da análise de Sérgio Buarque de Holanda sobre a formação da identidade brasileira, em 2016 é comemorado os 80 anos da 1a edição do livro. Pensando nisso, o blog Sapi trouxe duas breves análises sobre Raízes do Brasil para ajudar na sua revisão.

O artigo do historiador Fabio Franzini descreve o processo de aceitação da obra desde sua publicação até ser consagrada, passando pelas sucessivas alterações que sofreu ao longo dos anos. O artigo também aborda alguns dos pontos principais da obra e as críticas literárias sobre o texto de Sérgio Buarque de Holanda, incluindo a de Antonio Candido no prefácio da quinta edição. O vídeo do professor Pedro Monteiro, trata sobre a atualidade de Raízes do Brasil e as causas para a perenidade do trabalho de Sérgio Buarque de Holanda.

Fica a dica! Para quem ainda não leu o livro (ou até para quem já leu e quer relembrar), recomendamos a leitura atenta do prefácio por Antonio Candido. Além de ser um dos maiores críticos literários do Brasil, a análise dele sobre o texto é um excelente resumo dos principais argumentos feitos em Raízes do Brasil.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s