Claudia comenta: Construção de período

Pode parecer surpreendente, mas questões envolvendo tipos de períodos podem causar dificuldade para diversos candidatos. Deveriam ser questões mais tranquilas, já que é cobrado somente que o candidato saiba o valor das conjunções e o básico de sintaxe (período, oração e de que maneira as orações estão sendo articuladas). Mas como, normalmente, os candidatos têm dificuldade com sintaxe, essas questões podem custar pontos importantes para a primeira fase.

Pensando nisso, a professora Claudia Simionato selecionou três questões sobre construção de período para comentar aqui no blog Sapi e tirar algumas dúvidas. Confira!

Atenção: Tente resolver as questões antes de ver o gabarito.

Exercício 1: Prova de 2009 CACD

No trecho abaixo, os operadores “não apenas” e “mas também” possibilitam ao autor a apresentação de dois argumentos mutuamente excludentes.

Na oposição que o texto faz entre a arte de falar e a arte de escrever, podemos encontrar não apenas as razões da desqualificação da concepção gramatical da linguagem, mas também a indicação do estatuto que Rousseau confere à linguagem.

Exercício 2: Prova de 2003 CACD

Entende-se, no trecho, em “Se não há dúvida acerca da importância do fato poder, nem de sua expressão nas ciências sociais”, o vocábulo “Se” estabelece um condição para que a asserção que vem a seguir ocorra.

Se não há dúvida acerca da importância do fato poder, nem de sua expressão nas ciências sociais, as dificuldades são inúmeras, para definir-lhe a natureza e a substância.

Exercício 3: Prova de 2011 Ação Afirmativa

O vocábulo “entretanto” (R.10) é um elemento coesivo que introduz uma relação de adversidade entre a informação expressa no período de que faz parte e as informações expressas nos períodos anteriores.

Quando se pensa em como era a infância séculos atrás, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça é a de meninos dando duro em minas ou limpando chaminés. A ideia de que essa fase da vida era simplesmente ignorada e de que as pessoas passavam de bebê a trabalhadores, do dia para a noite, é reforçada por inúmeras pinturas antigas retratando crianças sérias, tristemente vestidas como miniadultos. As fontes de informações medievais, entretanto, quando analisadas de perto, não oferecem evidência alguma de que as pessoas daquela época tivessem, com relação às crianças, atitudes muito diferentes das de hoje — com exceção, talvez, apenas do uso em excesso de castigos físicos, que, de qualquer modo, também eram aplicados em adultos.

Comentários da Professora Claudia:

Exercício 1: Prova de 2009 CACD

Gabarito: E.

“Não apenas” e “mas também” não são usados para tornar algo excludente, pelo contrário, são conjunções aditivas e não de oposição ou alternância. Essas conjunções expressam a ideia de soma.

Exercício 2: Prova de 2003 CACD

Gabarito: E.

Esse exercício é um pouco mais elaborado que o anterior, pois cobra um valor diferente da conjunção “se”. Normalmente, a maioria dos alunos pensa que esse “se” é condicional (Ex: Se não chover, vou à praia. Aqui, a conjunção estabelece uma condição para que o disposto na segunda oração ocorra). Nesse caso, o “se” não é condicional, é concessivo e tem o valor de “embora”. A ideia é a seguinte (reescrevendo a oração): “Embora/Ainda que não haja dúvidas…, as dificuldades são inúmeras”. É importante estudar os valores das conjunções, não só decorá-las, pois muitas apresentam mais de uma possibilidade. Devemos ficar atentos para quando isso se dá. É o caso, por exemplo, de “que”, “se”, “enquanto”.

Exercício 3: Prova de 2011 Ação Afirmativa

Gabarito: C.

“Entretanto” é uma das conjunções de valor fixo, será sempre adversativa. Lembremos que o período é o conjunto de orações até o ponto final, podendo ser simples (uma oração) ou composto (duas ou mais orações em coordenação ou subordinação).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s