Sugestão de leitura: Camada de Ozônio

A Organização das Nações Unidas instituiu o dia 16 de Setembro como o Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio. A data escolhida coincide com o dia da assinatura do principal acordo internacional sobre o tema, o Protocolo de Montreal, de 1987, inserido no contexto da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio, de 1985.

O Protocolo de Montreal é considerado um exemplo para o regime ambiental internacional tanto pela sua abrangência (são 197 países signatários) quanto pela metodologia adotada (estabelecimento de metas graduais e verificáveis) e pelos resultados alcançados. Aproveitando essa data comemorativa, o blog Sapi trouxe três links com informações breves e relevantes sobre o assunto.

O portal da ONU disponibiliza diversas informações sobre a Convenção de Viena e sobre o Protocolo de Montreal, inclusive uma página exclusiva dedicada ao Dia Internacional de Proteção à Camada de Ozônio que traz a evolução do debate sobre o tema, além dos principais aspectos dos acordos existentes. Um resumo similar também pode ser encontrado no portal do Ministério do Meio Ambiente, porém com foco na atuação brasileira nessa temática e os principais resultados alcançados pelo país. Por último, o artigo “Time to seize the climate’s low-hanging fruit” aborda as questões centrais que serão debatidas no próximo encontro dos Estados signatários do protocolo, marcado para o próximo mês, de forma a promover a continuidade dos avanços alcançados e a adequar o acordo a novas prioridades, como a questão do aquecimento global. A união das agendas de proteção à camada de ôzonio e de combate às mudanças climáticas é inclusive o tema da celebração desse ano, intitulada “Ozone and climate: Restored by a world united“.

ozone_and_climate

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s