Sugestão de Leitura: China na ordem internacional

A ascensão internacional da China foi observada com admiração e cautela pelos seus pares do sistema global nas últimas décadas. Apesar da desaceleração da economia chinesa após a crise de 2008, o país ainda cresce a ritmos superiores que a grande maioria dos outros países, além de contar com amplo mercado interno ainda em expansão. A diversificação da atuação econômica chinesa internacionalmente, o aumento de investimentos em setores e regiões mais distantes do gigante asiático e o aprofundamento da integração com seu entorno regional demonstram a capacidade de adaptação e antecipação da China frente os percalços econômicos do século XXI.

Mesmo sendo um dos grandes atores econômicos do planeta, a atuação internacional da China ainda consegue, de certa maneira, confundir observadores das relações internacionais e, por vezes, até mesmo os atores desse sistema. Sua economia e poderio militar devem ser entendidos como ameaça pelo Ocidente? Há o interesse por parte da China de subjugar o sistema internacional existente? Qual o papel que a China deveria assumir na ordem internacional? Porque Beijing não arca com mais responsabilidades no cenário internacional? Muitas dessas perguntas são feitas por aqueles que tentam entender a inserção chinesa no mundo atual.

A sugestão do blog Sapi de hoje busca responder algumas dessas perguntas – ou, ao menos, contextualizá-las. O artigo “China and the World: Dealing With a Reluctant Power“, do professor e pesquisador Evan A. Feigenbaum, explica a forma como a China busca se inserir nas estruturas internacionais existentes e quais os principais objetivos de sua atuação internacional. O autor também trata sobre a forma como o os países ocidentais, em especial os Estados Unidos, devem adaptar suas estratégias em relação à China para garantir não só uma relação mais profícua com o país asiático, mas também garantir que Beijing participe consturtivamente da ordem vigente. Confira!

PS: para quem não tem acesso ao site da revista Foreign Affairs (onde o texto foi publicado), ele também está disponível neste link.

Anúncios

Um comentário sobre “Sugestão de Leitura: China na ordem internacional

  1. Pingback: Sugestão de leitura: política externa russa | Blog Sapi: Conteúdo para Candidatos do CACD | Curso Sapientia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s