Claudia Comenta: Concordância Verbal

Em que casos podemos aplicar a concordância atrativa? Quando é necessário usar o infinitivo flexionado? Como fazer a concordância de um verbo anteposto? Apesar de ser um tema basilar do aprendizado da Língua Portuguesa, questões sobre concordância verbal podem, sim, trazer dificuldades na hora da prova. Como existem várias regras sobre concordância verbal, é importante estudar o tema com atenção e praticar.

A professora Claudia Simionato separou algumas questões do Cespe sobre concordância verbal para comentar e ajudar nos seus estudos para o CACD. Confira!
OBS: As questões utilizadas no vídeo estão disponíveis abaixo.

TPS 2010 – Questão 03

CV01.png

Item 03:
Como o fato expresso pela forma verbal “coube” (l.20) pode ser atribuído aos dois núcleos do sujeito, relacionados por adição, a substituição dela por couberam seria gramaticalmente correta.

Gabarito: CERTO

TPS 2011 – Questão 12

CV02.png

Item 03:
Seriam mantidos o sentido e a correção gramatical do texto se os infinitivos flexionados fossem substituídos pelas respectivas formas do infinitivo não flexionado no segmento “as gotas a evaporarem, as lesmas a prepararem os corpos para novas caminhadas” (l.24-26).

Gabarito: CERTO

TPS 2012 – Questão 09

CV03.png

Item 03:
No período “Mas é assim mesmo que se vive: perdida no tempo e no espaço.” (R.1-2), o particípio do verbo perder, empregado em estrutura de indeterminação do sujeito da oração, poderia, conforme regra de concordância nominal, estar na forma masculina, regra da qual, no entanto, a obra literária prescinde, dada a liberdade que preside a criação artística.

Gabarito: CERTO

TPS 2016 – Questão 06

CV04 1

Item 01:
Na oração que inicia o segundo parágrafo, o verbo concorda com o primeiro núcleo do sujeito posposto, concordância verbal abonada pela gramática normativa.

Gabarito: CERTO

TPS 2005 – Questão 07

CV05.png

Item 02:
A concordância verbal em “comprovou-se” (R.5) atende regra segundo a qual, em construções com posposição de sujeito composto, é obrigatória a concordância do verbo com o primeiro núcleo do sujeito.

Gabarito: ERRADO

TPS 2016 – Questão 13

CV06.png

Item 01:
Seriam mantidos o sentido original e a correção gramatical do trecho “se bem que a intuição íntima e a explicação individual sejam imprescindíveis” (l. 62 e 63), caso a expressão “se bem que” e a forma verbal “sejam” fossem substituídas, respectivamente, pelo termo porquanto e pela forma verbal são.

Gabarito: ERRADO

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s