Sugestão de leitura: Geopolítica asiática

[Estavam com saudades das nossas sugestões de leitura?!]

Hoje o blog Sapi traz uma sugestão de leitura retirada diretamente das aulas do professor Guilherme Casarões (olha que moral!).

A importância do continente asiático para as relações internacionais do século XXI é inegável. Além da importância comercial e financeira, a crescente participação dos países da região em negociações e em busca por concertação nas mais diversas áreas temáticas faz com que a região economicamente mais dinâmica do planeta também seja uma importante força política internacional.

Por isso, estudar Ásia não é importante: é fundamental. Focar nas relações do Brasil com o continente é ponto central, já que o concurso foca bastante nas relações internacionais brasileiras, mas também é importante entender os principais aspectos das relações intrarregionais. Para quem não lembra, isso já foi cobrado na prova de Política Internacional da 3ª fase: uma questão versava sobre as relações entre China e Japão e seu impacto no sistema internacional.

O artigo “Os desafios geopolíticos da Ásia no século XXI: Japão, China e Coreia“, publicado na Revista Política Externa, aborda as principais questões regionais, desde disputas territoriais até questões remanescentes do século anterior que ainda não foram superadas. Um excelente panorama para entender as relações delicadas desses três importantes países asiáticos.

Fica a dica! Como questões mais atuais sobre Política Internacional podem mudar com facilidade, sugerimos que acompanhe os principais temas abordados no artigo sugerido por meio de notícias e análises mais recentes.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s