CPLP e o Dia da Língua Portuguesa

Em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, celebrado hoje, 5 de maio, o blog Sapi vai falar um pouco mais sobre a organização internacional responsável pela promoção e difusão da língua portuguesa no mundo, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Criada em 1996, a CPLP conta com nove membrosBrasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste – e abrange, aproximadamente, 270 milhões de pessoas, distribuídas em quatro continentes.

Além da difusão da língua portuguesa, a CPLP também tem como objetivos a concertação político-diplomática e a cooperação em todos os domínios. Os princípios que regem a CPLP são considerados essenciais para a diplomacia brasileira, como a defesa da democracia, a promoção do desenvolvimento e a criação de um ambiente internacional mais equilibrado e pacífico. Outros aspectos da CPLP também vão ao encontro do discurso diplomático do Brasil, como o diálogo horizontal e democrático entre os membros, reconhecimento e respeito às assimetrias existentes e a legitimidade decorrente da tomada de decisão por consenso apesar das diferenças entre os países.

Impulsionada pela tradicional relação entre Brasil e Portugal, o surgimento da CPLP tem sua origem no primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa, ocorrido no Brasil, em 1989, com a presença de representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Nesse encontro foi criado o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que se ocupa da promoção e difusão do idioma comum. Após esse encontro inicial, a aproximação entre os países de Língua Portuguesa continuou a ser aprofundada por meio de cúpulas (1994 e 1995) e culminou na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo, realizada em 17 de Julho de 1996, em Lisboa, que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os três principais órgãos políticos da CPLP são a Conferência de Chefes de Estado e de Governo; o Conselho de Ministros das Relações Exteriores e Negócios Estrangeiros; e o Comitê de Concertação Permanente (CCP). A organização também conta com um Secretariado Executivo, órgão operacional da organização com sede em Lisboa e que tem como funções principais implementar as decisões dos órgãos deliberativos e assegurar a execução dos programas de cooperação. A Presidência pro tempore tem caráter rotativo, com mandato de dois anos, e o Estado membro que ocupa a Presidência pro tempore preside as reuniões dos três órgãos deliberativos – Conferência, Conselho de Ministros e CCP. O Brasil assumiu a presidência pelo biênio 2016-2018 e o tema escolhido pelo Brasil para sua presidência é “A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável“.

No contexto da presidência brasileira da CPLP ocorreu a visita oficial da Secretária-Executiva da CPLP, Senhora Maria do Carmo Silveira, ao Brasil na última semana. A Secretária-Executiva manteve reuniões de trabalho com autoridades do Itamaraty, do Ministério dos Direitos Humanos, do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Presidência da República. Ela também participou da X Reunião dos Ministros de Cultura da CPLP, realizada em Salvador.

A singularidade da CPLP reside em na circunstância de seus Estados-membros estarem espalhados por diversos continentes e o de ter construído, sobre a base sólida do idioma comum e de laços históricos e culturais, uma rede de interesses e valores compartilhados que transcende a distância geográfica. (…)
A presença e a atuação da Comunidade têm contribuído para a projeção internacional da língua portuguesa; para o fortalecimento institucional e político de seus membros em situação de crise ou instabilidade; para a afirmação conjunta dos interesses comuns de seus membros em outros foros internacionais; e para o desenvolvimento de programas de cooperação em diversas áreas. A CPLP tem atendido às expectativas e cumprido com os objetivos que motivaram sua criação
.” – Site do Ministério de Relações Exteriores.

Relembrando! Para comemorar o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona em 2016, o blog Sapi fez uma lista de curiosidades sobre a língua portuguesa e sua presença no mundo. Se você não viu essa matéria, você pode conferir AQUI!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s