Sugestão de leitura: China e a One Belt, One Road

Um dos assuntos mais comentados dos últimos tempos em política internacional é a iniciativa chinesa One Belt, One Road (OBOR). O ambicioso projeto de infraestrutura, proposto em 2013, busca a “revitalização da famosa rota da seda” e, com isso, dar novo impulso ao comércio mundial. O tema ganhou destaque nos últimos dias pela realização do One Belt, One Road Forum, em Pequim, conferência que contou com a participação de mais de 20 líderes mundiais, incluindo o presidente russo Vladmir Putin. O presidente chinês Xi Jinping detalhou alguns dos projetos que serão promovidos por meio dessa iniciativa, cuja estimativa de custos giram entre US$2 e US$4 trilhões nos próximos anos.

Como China é um assunto sempre presente no CACD, fizemos uma lista com pequenos artigos sobre a iniciativa e sobre os objetivos chineses nesse processo para que você tenha um bom entendimento do assunto e não passar sufoco na hora da prova.

China’s big push for its global trade narrative (BBC): o artigo apresenta um panorama abrangente sobre a iniciativa, seu possível viés geopolítico e o impulso midiático por trás dos esforços do governo.

What is China’s belt and road initiative? (The Economist): esse artigo também aborda, de forma concisa, os possíveis motivos secundários da iniciativa chinesa e a necessidade de mobilização dos países ocidentais em relação ao tema.

China’s Push for the One Belt One Road (OBOR) Initiative (Foreign Policy Journal): o artigo apresenta posições mais críticas sobre o empreendimento chinês, especialmente em relação à imagem promovida pela mídia chinesa, citando algumas dificuldades que persistem.

President Xi Jinping’s “Belt and Road” Forum (CSIS): um breve Q&A sobre a iniciativa chinesa, a resposta dos países envolvidos e o que significa para os interesses americanos.

5 ambiciosos projetos de infraestrutura com os quais a China quer ‘sacudir’ a ordem econômica mundial (BBC Brasil): lista de projetos específicos contemplados na iniciativa para ficar mais fácil de entender a magnitude desse projeto.

Curiosidade: Como alguns artigos mencionam, a mídia chinesa está participando ativamente da promoção da One Belt, One Road, divulgando vídeos explicativos e animados sobre o impacto da iniciativa para a integração mundial. O China Daily divulgou também uma música infantil que destaca todos os aspectos considerados positivos do projeto. Confira abaixo:

Anúncios

Um comentário sobre “Sugestão de leitura: China e a One Belt, One Road

  1. Pingback: Sugestão de leitura: política externa russa | Blog Sapi: Conteúdo para Candidatos do CACD | Curso Sapientia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s