Sugestão de leitura: IIRSA e a integração física na América do Sul

O projeto de construção do Túnel Binacional de Água Negra, ligando Argentina e Chile, teve importantes avanços recentemente. Além da liberação de empréstimo o valor de US$40 milhões pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no fim do ano passado, para a estrutura e desenho final do projeto, 10 consórcios interacionais já demonstraram interesse na construção do túnel mais longo da América Latina.

O túnel de Água Negra é um dos maiores projetos de integração física da América do Sul, não só por ser um dos poucos túneis do mundo a ligar dois países, mas por também ter a possibilidade de se transformar em um corredor bioceânico central, permitindo a conexão com Porto Alegre. O projeto, desenvolvido no âmbito da Unasul, é exemplo da capacidade de promoção da integração física por meio da Iniciativa para a Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA).

O projeto entre Argentina e Chile faz parte da chamada Agenda de Projetos Prioritários de Integração (API) da IIRSA na qual foram selecionados projetos de integração e de infraestrutura capazes de produzir maiores impactos para a integração regional e desenvolvimento dos países da região. Dificuldade na integração física é considerada como um dos obstáculos para  a inserção mais eficiente dos países sul-americanos no mercado internacional.

Para o CACD, é importante que o candidato conheça o funcionamento da IIRSA e os principais vetores dos projetos de integração sendo desenvolvidos. O relatório Integration Priority Project Agenda 2016 descreve os projetos prioritários da IIRSA, seu estágio atual, além de trazer um resumo sobre a iniciativa, seu histórico e sua relevância para a integração regional. Mas cuidado! O projeto é bem técnico quando trata dos projetos especificamente, então o blog Sapi recomenda que você se concentre apenas nos capítulos 1 e 2 do relatório, que apresentam as informações mais interessantes para o CACD. Confira!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s