Sugestão de leitura: novas tecnologias e a revolução energética

O debate ambiental é um dos temas centrais das relações internacionais do século XXI. A busca por novos meios de produção que promovam um desenvolvimento sustentável e que mitiguem os efeitos da ação humana sobre o meio ambiente tem permeado tanto as discussões intergovernamentais quanto as políticas nacionais dos Estados.

Um importante componente para possíveis transformações no desenvolvimento global é a forma como produzimos e consumimos energia. O surgimento de novas tecnologias que permitam a produção energética de forma mais barata e o consumo de forma mais eficiente pode ser a chave para uma mudança significativa no mercado energético global – mas isso não quer dizer que não existam também desafios para integrar essas tecnologias nas economias nacionais.

Screen Shot 2017-07-25 at 11.35.30 AM.pngO potencial das novas tecnologias para o setor energético é abordado na sugestão de leitura de hoje, o artigo “The Next Energy Revolution: The Promise and Peril of High-Tech Innovation“, da revista Foreign Affairs. No texto, os autores detalham como as inovações tecnológicas podem impactar tanto os setores energéticos tradicionais, como petróleo e gás, quanto as fontes renováveis, além de debater os possíveis impactos econômicos da evolução tecnólgica nesse mercado. Vale a pena conferir.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s