O que fazer (e o que NÃO fazer) quando sair o edital do CACD 2018

Olá, sapientes!

Como vão os estudos?

Já estamos na metade de abril, e a cada dia que passa o CACD 2018 fica mais perto…

Se seguir o calendário do ano passado, o edital para o concurso deste ano deve sair por volta de junho.

Seja quando for, você já sabe o que fazer quando esse dia chegar?

Hoje vamos dar algumas dicas sobre o que fazer (e o que não fazer!) quando o edital do CACD 2018 sair. Vamos lá?

  • M A N T E N H A   A  C A L M A

Os espaços e a caixa-alta não foram usados à toa. Esse é o primeiro e mais fundamental conselho, mas também um dos mais difíceis de seguir. Assim que o edital sair, não se desespere! Respire fundo, prepare uma xícara de café e comece a ler os tópicos. Uma, duas, três, quantas vezes for necessário. Ah, isso nos leva à segunda dica…

  • Leia TODO o edital

O edital é o manual de instruções do concurso. É ali que estão as regras do jogo. E você quer jogar o jogo para ganhar, não é mesmo? Logo, é importante destrinchar cada ponto do edital para não ter nenhuma surpresa depois.

É verdade que boa parte do edital é copiado e colado dos anos anteriores. Mas é importante ler atentamente porque sempre pode haver alguma mudança que passamos batido. No edital de 2017, foram várias alterações: distribuição de por matéria questões na primeira fase, prova de inglês na segunda fase, prova escrita de francês e espanhol… quem sabe as novidades que o CACD 2018 vai trazer?

  • Seja honesto com sua preparação

Um dos segredos para não se desesperar com o CACD é alinhar as expectativas. O que você espera do concurso deve variar de acordo com o seu nível de preparação.

Você acabou de começar a estudar? O CACD 2018 vai ser uma chance de “conhecer o inimigo”.

Você já está estudando, mas ainda não viu todos os tópicos? A prova será um teste do que você estudou. Quanto aos demais tópicos, o que você acertar é lucro!

Você já varreu todo o edital? Então vai fundo! O CACD 2018 pode ser seu momento de virar diplomata.

  • Não queira estudar assunto novo

Para quem já está estudando, o momento pós-edital é, sobretudo, um momento de revisão. O foco aqui não é aprender novos conteúdos, mas consolidar o que você já sabe. Claro, pequenas atualizações, sobretudo em Atualidades, são importantes, mas nada substancial. Depois de sair o edital, sua missão é usar bem os conteúdos que você já domina.

  • Faça um cronograma

O edital já expõe as datas de todo o processo: dia de prova, prazo para pagamento (não perca o pagamento, por tudo nesse mundo!), dias dos resultados, prazo para recursos… fique atento(a) a todas essas datas, anote num calendário, se possível.

Além disso, organize seus estudos até a prova. Geralmente, são 60 dias entre a publicação do edital e o dia da Primeira Fase (o famigerado TPS). Não é muito, mas já é o bastante para fazer uma revisão aprofundada.

  • Treine!

Muitas das questões do TPS até abordam um assunto que você já sabe, mas a redação do item pode deixar você em dúvida. Por isso, é essencial estudar a chamada “gramática Cespe”. E como se faz isso? Resolvendo toneladas de questões! É a melhor maneira de entender como a banca funciona.

Aproveite também para reservar alguns dias para resolver provas antigas, simulando as mesmas condições de prova. Quanto mais fiéis forem seus simulados, menos surpresas você terá na hora H.

  • Vá com tudo!

A publicação do CACD 2018 não é o início da sua jornada rumo ao Itamaraty, mas é uma importante etapa do percurso. Mantenha a calma, aprenda as regras do jogo e pise fundo! Com foco e muito estudo, este pode ser o seu ano.

E claro, conte com o Sapi na sua preparação! Siga-nos no Instagram e Facebook que a gente te avisa assim que sair qualquer notícia do CACD 2018.

Até a próxima!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s