20 de abril: o dia do Diplomata

Hoje, 20 de abril, é comemorado o Dia do Diplomata!

A data foi estabelecida por decreto (de número 66.217, de 17 de fevereiro de 1970) e a escolha tem uma nobre justificativa: José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira, nasceu justamente nesse dia, em 1845

Tradicionalmente, em homenagem ao dia especial, normalmente acontece também nesta data a formatura da Turma do Instituto Rio Branco. Este ano não fugiu à regra!

Hoje, às 11h, aconteceu a cerimônia de formatura dos diplomatas da Turma 2016-2018.

formatura-rio-branco-2018

Foto oficial da Turma 2016-2018 com o presidente Michel Temer

Os formandos do Instituto Rio Branco escolheram homenagear Marielle Franco, vereadora assassinada em 14 de março, como patrona da turma.

A turma que se formou hoje tem 30 diplomatas, dos quais nove são mulheres. O discurso da Embaixadora Thereza Maria Quintella, escolhida como paraninfa da turma, reafirmou a necessidade de uma maior participação feminina na carreira diplomática e na estrutura de comando do Itamaraty.

Parabéns a todos os diplomatas pelo dia de hoje e, especialmente, aos formandos do Instituto Rio Branco, que hoje celebraram mais uma importante conquista profissional!

Quanto a você, que ainda não é diplomata… espero que a foto acima lhe inspire a não deixar o sonho da carreira para trás! Mãos à obra!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s