Como conciliar estudo e trabalho? Veja dicas para organizar a rotina de quem quer ser diplomata

Olá, aspirantes a diplomatas!

Os estudos vão de vento em popa, imagino?

Hoje vamos falar de um dos principais dilemas da vida dos ceacedistas: a conciliação de estudo e trabalho.

É claro que seria bom poder dedicar-se integralmente ao CACD. Mas os boletos chegam um dia, não é mesmo? De maneira que ambos os grupos são perfeitamente comuns: existem os que estudam exclusivamente, e existem os que dividem sua vida entre estudo e trabalho.

Não, trabalhar nunca foi impedimento para ser aprovado no CACD! Segundo os Guias dos Animais, 9 dos 31 aprovados de 2016 trabalharam em regime integral; em 2015, foram 12 dos 30 que tinham esse perfil. Logo, pode ficar tranquilo(a) e arregaçar as mangas!

Manter uma rotina de estudos com outra de serviço tem seus prós e contras. Por um lado, há menos tempo disponível, e pode ser mais cansativo. Por outro lado, ter uma rotina de trabalho com horários definidos pode te ajudar com a disciplina de montar (e seguir) um planejamento de estudos. Além disso, o expediente pode ser uma maneira de abstrair-se do universo do CACD e voltar mais produtivo depois.

Com essa introdução, veja agora algumas dicas sobre como conciliar trabalho e estudo. Vamos lá!

Você trabalha paralelamente aos estudos? Clique aqui para conhecer o Curso Sapientia – O Curso On-line que é recorde de aprovação no Concurso da Diplomacia (CACD)! 

Conte seu horário livre

Essa dica também serve para estudantes em tempo integral. É preciso “olhar” para sua semana e verificar onde você pode encaixar seus estudos. Se você têm um horário fixo que vai ser dedicado ao trabalho, esse já é um horário indisponível para outras atividades. Pode parecer óbvio, mas muita gente faz um planejamento mirabolante sem ter horas disponíveis para tanto. Aí a conta não fecha, né?

Verifique sua produtividade de acordo com os horários

Tem gente que depois do trabalho está tão cansado que não consegue fazer muitas atividades. Já outras pessoas demoram mais a pegar no tranco antes do expediente. Qual o seu perfil?

Bom, você só vai saber tentando. Experimente alternar matérias para antes ou depois do horário de trabalho. É bom em português? Talvez seja interessante estudar essa matéria quando você tiver menos disposição. Tem dificuldade em direito? Use aquele horário que você sabe que vai topar qualquer parada.

Pra você é difícil estudar tanto antes quanto depois do expediente? Insista um pouco. Somos adaptáveis; um hábito novo sempre leva algum tempo para ser incorporado. Quando você menos perceber, estudar já vai ser uma parte comum de sua rotina.

Leve material para o trabalho

Essa dica deve ser usada com cautela. Algumas pessoas dispõem de muito tempo livre no trabalho, de maneira que sobra alguns minutos para outras atividades. Outras mal conseguem lembrar de tomar água com o volume de tarefas que têm que fazer.

Ninguém conhece seu ambiente de trabalho melhor que você. Questione-se: é possível aproveitar o trabalho para o CACD, sem descuidar do seu serviço? Isso seria positivo para você? Se as respostas forem sim, talvez seja bom usar o horário do expediente para dar aquele gás extra. Mas atenção: aqui, o ideal não é fazer sessões completas de estudo, mas apenas revisões rápidas. Levar alguns flashcards de resumo, ou até mesmo aproveitar para ler notícias pode ser o ideal.

Use o fim de semana a seu favor

Se você trabalha em horário comercial, usar o tempo do fim de semana pode fazer a diferença na sua produtividade.

Mas quanto tempo? Só o sábado ou só o domingo? Os dois dias inteiros? Só você pode dizer!

Alguns candidatos preferem tirar o sábado como dia de descanso por ser o dia mais fácil de encontrar família, amigos e/ou namorado(a). Já outros preferem ter o domingo livre, por ser mais tranquilo. Qual o seu caso? A adição do tempo do fim de semana aos estudos é valioso. Mas isso só dará certo se esse tempo for produtivo!

Seja honesto com seus empregadores e colegas

Um dos elementos mais importantes da preparação para o CACD é conversar com aqueles que são próximos de você para que entendam sua nova rotina que está por vir. Você estará menos tempo disponível, então é essencial que as pessoas com quem você se importa estejam cientes disso, não é mesmo?

No trabalho é a mesma coisa. Aquelas pessoas estão com você boa parte da semana; por que não compartilhar um pouco dos seus sonhos e frustrações?

Às vezes, pode ser difícil tratar com seu chefe que você tem a intenção de, um dia, deixar seu local de trabalho. Nesse caso, você pode falar dos seus estudos em termos mais gerais. É até importante para que seus colegas saibam em que momentos eles podem contar com você, caso surja alguma demanda extra. Dito isso, é importante relembrar: ninguém melhor que você mesmo para conhecer seu ambiente de trabalho.

E aí, gostou das nossas dicas? Se você tiver mais alguma sugestão, compartilhe aqui nos comentários!

Ah! Já tá sabendo sobre o Encontro Nacional para Futuros Diplomatas? Vai rolar nos dias 9 e 10 de junho, e é uma grande oportunidade para quem sonha com a carreira diplomática. Clique aqui para saber mais sobre o evento!

E não deixe de seguir nossas dicas no Facebook e Instagram!

Até a próxima!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s