Administrando o tempo: sete dicas para turbinar seus estudos para o CACD

Olá, futuro(a) diplomata!

Mais uma semana se inicia, e, com ela, um novo ciclo de estudos!

Para começar essa segunda-feira com o pé direito, preparamos um post especial com sete dicas sobre como administrar seu tempo de estudo.

O Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata é um dos mais difícil do País; por isso, cada minuto de estudo é essencial na trajetória rumo ao Itamaraty.

Vamos às dicas?

  1. Planeje antecipadamente

Uma das maiores causas de perda de tempo é aquele momento em que você senta para começar uma sessão de estudos e se pergunta “o que eu vou estudar hoje?”. Se você esperou para responder essa pergunta ao iniciar uma sessão de estudos, é possível que gaste alguns minutos decidindo. Somando cada sessão, são horas preciosas que se perdem sem qualquer estudo prático.

Para evitar isso, é essencial preparar o planejamento antes, em algum período específico. Geralmente, muitos candidatos preferem fazer isso no final de semana, para já começar a segunda-feira sem empecilhos.

Se você condensa todo o planejamento em um bloco (o da semana, ou o do mês), a mensagem que você envia ao seu cérebro é de que a energia deve ser concentrada naquela tarefa. Da mesma forma, as sessões de estudos serão mais produtivas, pois você dedicará seu esforço exclusivamente ao estudo em si, e não ao que se deve estudar.

Será que você sabe estudar de VERDADE para o CACD? Conheça a Mentoria para o concurso. Criada e guiada pela Priscila Zillo, há 12 trabalha preparação de candidatos ao CACD. Quer saber mais? Clique aqui

      2. Determine horários

Uma falha comum ao se montar um plano de estudos é contar com o tempo que não se tem. Parece bobo, mas acontece: às vezes, planejamos contar com uma quantidade determinada de horas, sem perceber que muitas daquelas horas já estavam ocupadas.

Por isso, é preciso primeiro analisar sua rotina: o que é indispensável? Que atividades fixas você executa? Pode ser exercício físico, terapia, tempo para as refeições, passeio com o cachorro… Monte seu cronograma colocando primeiro essas atividades. Assim, você saberá exatamente com quanto tempo pode contar para os estudos.

      3. Use seus pontos fortes e fracos a seu favor

Você já percebeu que em alguns momentos do dia sua produção está a pleno vapor, mas, em outros, tudo fica mais lento?

Todo mundo tem aquelas horas do dia em que demora mais para “engatar a marcha”. É importante identificar quais são seus períodos de maior e de menor rendimento para aumentar ao máximo o aproveitamento de uma sessão de estudos. Assim, você pode usar aquela parte do dia mais vagarosa para estudar uma matéria que você tenha mais facilidade; enquanto isso, aquele turno com mais produtividade pode ser melhor aproveitado com uma disciplina mais difícil.

      4. Conte suas horas líquidas

Para quem não conhece, horas líquidas são aquelas em que você só estudou, descontando tudo que não foi relacionado a estudos. Ou seja, aquela pausa para ir no banheiro ou pegar um copo d’água tem que sair dessa conta.

Quantidade não é necessariamente qualidade, mas saber quanto tempo você está dedicando a cada assunto é uma importante ferramenta de avaliação. O mal desempenho em uma disciplina pode estar relacionado ao pouco tempo que você dedica a ela, e isso pode ser identificado com a contagem de horas líquidas.

Para te ajudar nisso, existem vários apps com essa finalidade, como o Aprovado e o Easy Study. Você conhece algum outro? Conta para gente!

      5. Comece aos poucos

Novos hábitos levam um tempo para serem incorporados a nossa rotina. Se você tem dificuldade de se manter concentrado, um método de estudo muito útil é a técnica pomodoro.

A rigor, a técnica consiste em passar 25 minutos de total concentração. Sem olhadinhas no celular, nas redes sociais, nenhuma distração! Durante aqueles 25 minutos, você não deve fazer nada além de estudar. Cumprido esse prazo, você ganha cinco minutos de descanso, para então voltar a estudar mais 25 minutos. E assim sucessivamente. Após algumas sessões, você ganha direito a uma folga mais longa, de dez minutos.

Você vai ver que aos poucos a concentração vai se tornando mais fácil. Com o tempo, você pode aumentar o prazo de cada sessão: de 25 para 30, 35, 40…

Para te ajudar, o site Tomato Timer já vem com os prazos da sessão de estudos e das pausas, podendo ser personalizado com suas preferências.

6. Determine pesos para as disciplinas

Quanto tempo dedicar para cada matéria? Isso depende basicamente de dois fatores: sua relevância na prova (número de questões, incidência em cada fase) e relação que você tem com ela (se para você é uma matéria difícil ou fácil, por exemplo).

Com base nesses dois fatores, é possível determinar um peso para cada disciplina. Esse peso te ajudará a decidir quantas horas do seu planejamento você irá dedicar àquela matéria.

Aqui vale um aviso: cuidado com as matérias que você já domina, especialmente se é da sua área de formação! É comum pensamentos como: “Ah, sou formado em Direito/História/Letras! Estudei isso na faculdade, essa matéria vai ser fácil”. Mas o CACD tem uma forma de abordagem muito específica dos assuntos, que não necessariamente coincide com a maneira que estudamos na faculdade.

      7. Cronometre seu tempo de prova

E a última e não menos importante: para muita gente, o tempo dedicado para responder as provas do CACD é bem apertado. Por isso, é importante cronometrar em quanto tempo você consegue fazer a prova, para não ter surpresas desagradáveis quando for pra valer.

Ao fazer um simulado, comece apenas medindo quanto tempo você leva para responder tudo. Caso seja acima do limite, trabalhe para reduzir o tempo gasto. Estabeleça metas (desafiadoras, porém factíveis!): menos cinco minutos de cada vez, por exemplo. Aos poucos você chegará ao tempo ideal.

Gostou das dicas?  Conta pra gente se elas te ajudaram!

E não se esqueça de nos seguir no Facebook e no Instagram.

Até a próxima!


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s